Logo CMIG4

CMIG4

CEMIG PN

Ativo em ponto decisivo no gráfico mensal. Confira o vídeo:

Já conferiu a minha sala de análises na Clear? Venha acompanhar o mercado ao vivo comigo! Para criar seu cadastro gratuitamente, basta acessar o link: https://cadastro.clear.com.br/passo/default/step1?advisor=igor

 

Um ativo bom e um momento (ainda) ruim

RAIO-X

O Grupo Cemig comercializa energia por meio das companhias Cemig Distribuição, Cemig Geração e Transmissão e companhias subsidiárias integrais.

A Cemig detém 25% da Light, distribuidora de energia que atende à capital do Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses e tem, ainda, participação acionária na Taesa, que possui e opera linhas de transmissão no Norte e Sul do País.

Por meio de um acordo de acionistas, a companhia também é sócia controladora das empresas Santo Antônio e Renova. A Cemig é uma empresa mista de capital aberto, controlada pelo Governo de Minas.  

 

CATALISADORES

  • Alavancagem. O principal catalisador de curto prazo é o processo de melhoria da estrutura de capital. A venda de ativos deve ser um importante impulsionador das ações em Bolsa, dependendo da velocidade e dos valores levantados nestas operações. Renegociação de dívidas a vencer, com extensão dos prazos e melhores taxas, também poderão trazer leitura positiva para os papéis da CMIG4 em Bolsa.
  • Recuperação econômica. Este não deve ser o grande catalisador para as ações da Cemig, mas a recuperação econômica traz melhores perspectivas no médio prazo, principalmente para a ponta da distribuição.
  • Juros. Com quase 75% da dívida indexada ao CDI, a queda da Selic traz automaticamente menor custo financeiro e maior lucratividade.

RISCOS

  • Atividade econômica. Caso a economia local demore para se recuperar, os resultados da Cemig devem continuar em patamares baixos, sobretudo na ponta da distribuição, sem alteração em indicadores de inadimplência, por exemplo. A redução da alavancagem também demoraria mais a se materializar nesse cenário.
  • Regulação e concessões. Não acreditamos que a regulação gere movimentações prejudicais. Contudo, o processo referente às concessões de três usinas pode ser prejudicial à companhia, dependendo do modelo adotado.
  • Alavancagem e venda de ativos. O endividamento é, de fato, um problema de curto prazo. Então, a urgência pode trazer a venda de ativos a preços considerados injustos pelo mercado.

TEXTO/VISÃO:

O caixa é o grande desafio 

Uma associação entre expansão do endividamento e redução da geração de caixa nos últimos anos, ocasionou uma explosão da alavancagem.  No lado operacional, a geração de caixa não deve crescer no curto prazo, portanto, a solução da dívida passa necessariamente por desinvestimentos.  

Em termos de resultados, o pior já passou

De forma geral, os resultados da Cemig foram afetados pelo longo período de recessão que o país atravessa. Contudo, acreditamos que o pior já tenha ficado para trás. A atividade de distribuição ainda deve demorar a se recuperar em função da forte elevação da inadimplência. Devemos ter uma melhora mais sensível dos resultados ao longo de 2018, favorecida também pela maior eficiência em custos.

Dividendos 

A política da Cemig é distribuir, no mínimo, 50% dos resultados em proventos, o que já levou as ações CMIG4 a serem reconhecidas como boas pagadoras de dividendos.

Porém, em um passado recente, por conta da queda da lucratividade, o dividend yield não é mais um grande atrativo deste investimento.

 Avaliação e recomendação para a CMIG4

Os ativos da Cemig deveriam valer muito mais em Bolsa do que estão sendo negociados. Contudo, para que tal valorização ocorra, é necessário que alguns eventos importantes, sobre os quais temos pouquíssima previsibilidade, tanto em termos de valores, como de prazos, aconteçam.

Por isso, recomendamos cautela aos investidores de Cemig no curto prazo. A privatização não está em nosso cenário base.

Close

Tenha acessso à análise completa da CMIG4 e de outras das principais ações da Bolsa

Obrigado! Aproveite seu acesso sem interrupções a todas as análises.