LAME4
LOJAS AMERIC PN

Ativo em tendência de alta no gráfico semanal e de baixa no gráfico diário. Suporte em R$ 14,93 e resistência em R$ 18,33.

Venha acompanhar o mercado ao vivo comigo na minha sala de análises na Clear. Basta criar o seu cadastro gratuitamente CLICANDO AQUI

Resiliência e Crescimento

Raio-X

A Lojas Americanas é uma das maiores redes de varejo do país, contando com mais de 1,3k lojas e atuando também no comércio eletrônico, por meio da controlada B2W. Fatores como gestão de qualidade, boa execução e controle de custos devem conferir mais um ano satisfatório em termos de fundamentos para a empresa. Com uma estrutura de custos já enxuta, esperamos que a retomada dos indicadores de atividade econômica, que já começam a dar sinais consistentes, e a continuidade da trajetória da queda de juros confiram expansão adicional de earnings. Em conjunto a esses fatores, é importante relembrar que nos agrada a resiliência do business da empresa, sustentada por dois pilares: (i) alto sortimento (que resulta em baixa dependência a categorias específicas de produtos) e (ii) baixo ticket médio (dependência menor de crédito). 

CATALISADORES

  • Cenário político-econômico mais favorável. Já vemos sinais consistentes de melhora econômica, entrentanto, a volatilidade política ainda torna esse quadro incerto. Sinais de estabilidade trariam maior confiança aos agentes, e seriam fonte de upside para os papéis.
  • B2W. Conforme já mencionamos, a Lojas Americanas controla ~62% da B2W. A empresa está crescendo fortemente no segmento "3P" (marketplace, serviços), transição que tem exigido queima forte de caixa, mas que no longo prazo tende a apresentar retorno maior, e com capital de giro menor. Uma vez que a empresa der sinais consistentes de que a transição está próxima de se completar e que a queima de caixa diminuirá, esperamos que LAME4 também reaja positivamente.

RISCOS

  • Retomada mais lenta do que a esperada. Nosso cenário base assume cenário macroeconômico benigno em 2018. Caso esse cenário não se materialize, os fundamentos seriam impactados negativamente, o que refletiria no preço das ações.
  • Concorrência. A Lojas Americanas não tem uma rede imediatamente rival se considerarmos a capilaridade das lojas e o perfil dos produtos vendidos. O principal "substituto" da rede é o comércio informal, que normalmente se fortalece em períodos de crise. Assim, um retardo na recuperação da confiança (e dos indicadores de atividade em geral) pode incentivar o comércio informal, o que pode representar um efeito incremental à queda natural do consumo.

Texto/ Visão:

Com indicadores econômicos mais benignos e consistentes, a operação de varejo físico deverá observar crescimento mais acelerado de receitas para frente, o que será fundamental para que a empresa dilua custos e consiga captar os efeitos da alavancagem operacional. Além disso, o plano de expansão em curso envolve abertura forte de lojas até o próximo ano. Mantida a execução e o apelo das lojas, o plano agregará valor à operação no longo prazo.

Além do varejo físico, importante ressaltar o bom momento do varejo eletrônico, cuja demanda é extremamente cíclica e está começando a se recuperar agora. A B2W está passando pela transição de modelo de negócios de e-commerce “puro” para um modelo híbrido (que além de e-commerce inclui serviços e Marketplace). Uma vez estabelecido, o modelo de Marketplace é muito interessante, por ser altamente escalável e possuir rentabilidade maior (embora o montante de receita seja menor, por se tratar da comissão e não do valor da mercadoria). Apesar disso, esse modelo é também mais suscetível ao ambiente competitivo.

 

Em termos de valuation, se olharmos para o múltiplo EV/EBITDA, hoje as ações negociam a desconto em relação à média do setor de varejo no Brasil, de cerca de 15%. Caso as expectativas de crescimento mais acelerado de receitas e a consequente alavancagem operacional se concretizem, acreditamos que o papel possa sofrer um re-rating.

Close

Tenha acessso à análise completa da LAME4 e de outras das principais ações da Bolsa

Obrigado! Aproveite seu acesso sem interrupções a todas as análises.