PCAR4
P.ACUCAR-CBD PN

PCAR4 vale ficar atento para possíveis oportunidades, atenção para compras pelo gráfico semanal e diário. Veja no vídeo:

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Estratégias Assertivas, mas Inflação de Alimentos Pode Exercer Pressão

Raio-X

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) é um grupo varejista que atua majoritariamente no segmento alimentar. Além da operação alimentar, o grupo também controla a Via Varejo, ativo que é mantido para venda. Cerca de 44% das receitas do GPA Alimentar são provenientes da rede de Atacarejo Assaí, enquanto o restante vem das bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra.

CATALISADORES

  • Recuperação mais rápida que a esperada dos indicadores econômicos, sobretudo olhando confiança, emprego e atividade. Nosso cenário base leva em consideração que a retomada dos indicadores macroeconômicos se mantenha ao longo desse ano e do próximo. Além disso, leva em conta redução da taxa de juros média em relação ao ano passado.
  • Acreditamos que a venda da Via Varejo possa impactar positivamente a empresa no longo prazo, já que permitirá à empresa focar exclusivamente no varejo alimentar, que é a atividade principal do GPA e tem se mostrado mais resiliente que o varejo eletrônico em períodos de crise.

RISCOS

  • Uma retomada da Economia mais lenta que a esperada afetaria negativamente o tráfego, e consequentemente representa um risco para o preço do papel. Inflação de alimentos fraca também é um fator de risco.
  • O acirramento da competição pode resultar em perda de market share e margens, o que refletiria negativamente no preço.
  • Em um cenário de venda da Via Varejo, caso a transação ocorra a termos "ruins" (a um múltiplo/valor baixo, por exemplo), o papel pode reagir negativamente.

Texto/ Visão:

Tendo em vista o maior apelo de formatos como o Atacarejo e mercados de conveniência, o GPA vem adotando estratégias importantes para fomentar as vendas. Ressaltamos a conversão gradual de alguns hipermercados Extra em Assaí (Assaí e Extra são as bandeiras de maior representatividade no segmento alimentar), processo que continuará até 2020, e também reformas e conversões para o formato de conveniência. Além disso, vale também destacar iniciativas como uso de aplicativos e ações promocionais. Acreditamos que a empresa esteja se posicionando bem em termos de formatos de loja, dado que as marcas já estão bem consolidadas. 

 

Esperamos aumento no tráfego ao longo de 2018, mas acreditamos que as receitas possam sofrer algum impacto da inflação de alimentos ainda fraca. Mesmo assim, a alavancagem operacional (ganho de margem) deverá acontecer, e ainda não está totalmente incorporada nos preços. A Via Varejo, controlada pelo GPA, continua mantida como atividade descontinuada. O GPA afirma que não há urgência na venda do ativo, mas a eventual ocorrência da venda pode ser bem interpretada pelo mercado. 

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