UGPA3
ULTRAPAR ON

UGPA3 – O papel encontra-se em consolidação lateral entre 70 e 80.  Ele ganha maior resistência em 78 reais, com sugestão de Onda3 para baixo depois.

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Execução e Alavancagem Operacional

Raio-X

O grupo Ultrapar atua em cinco principais linhas de negócio, sendo elas (i) distribuição de combustíveis via Ipiranga, (ii) indústria química por meio da Oxiteno, (iii) distribuição de GLP via Ultragaz, (iv) armazenagem de granéis líquidos via Ultracargo e (v) varejo farmacêutico por meio da Extrafarma. Atualmente, Ipiranga é o negócio mais representativo dentro do lucro operacional da empresa, tendo atingido participação de 77% no EBIT de 2016, seguido pela Oxiteno (10%), Ultragaz (9%), Ultracargo (4%) e Extrafarma (0%).

CATALISADORES

  • Melhora nos indicadores econômicos. A maior parte dos negócios da Ultrapar está relacionada a consumo interno, sendo que o consumo de combustíveis é o principal componente da receita. O consumo de combustíveis, por sua vez, tem correlação com os principais indicadores econômicos (como atividade, indústria e massa salarial por exemplo). Melhora nesses indicadores, tudo mais constante, pode resultar em aumento na demanda por combustíveis.

RISCOS

  • Guerra de preços. Esse assunto é focado também na rede Ipiranga. Ao longo do primeiro semestre de 2017, com redução no preço do Diesel e Gasolina nas refinarias, a Ipiranga tem adotado uma postura de preservação de margem em detrimento de ganho de volume (sobretudo no Diesel). No entanto, acirramento da competição pode afetar receitas e margens.
  • Caso a instabilidade política se acentue, é possível que os indicadores como confiança e emprego respondam negativamente. Dado o perfil da Ultrapar, majoritariamente voltado ao mercado interno, os volumes podem não se recuperar conforme o esperado.

Texto/ Visão:

Cerca de 85% das receitas do Grupo Ultrapar vêm da rede Ipiranga, que por sua vez possui a maior parte dos volumes vindos da venda de Diesel e Gasolina (respectivamente ~50% e ~35%). Os anos de 2016 e 2017 (até setembro) foram especialmente desafiadores para os volumes de Diesel, que apresentaram queda de 5% e 3% respectivamente. A venda de combustíveis, entre outros fatores, possui correlação com indicadores como massa salarial e nível de atividade (com algum efeito multiplicador se olharmos o histórico), o que nos leva acreditar que 2018 possa ser um ano com crescimento interessante de receita (tanto pelo efeito preço como volume).

 

Fora a rede Ipiranga, destacamos também a expansão acelerada da rede Extrafarma. É uma operação que vemos com bons olhos, embora ainda demore para ter representatividade na figura consolidada. Em termos de valuation, quando olhamos para P/E, hoje o ativo negocia em linha com a média histórica, mas abaixo dos níveis observados desde meados de 2016.

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